PRESS RELEASE: Investigação revela maus-tratos a animais brasileiros

shadow

PRESS RELEASE: By ANIMALS AUSTRALIA On OCT 31, 2017

Comunicado à imprensa

Investigação revela maus-tratos a animais brasileiros

A indústria de exportação de animais vivos do Brasil está condenando animais a um sofrimento horrível em abatedouros no exterior, revela investigação da Animals International.

Em provações aterradoras e extensas, investigadores assistiram ao gado vindo do Brasil ser esfaqueado nos olhos, orelhas e patas, no Egito, e sofrer terrível crueldade no Líbano.

O Brasil envia todo ano dezenas de milhares de animais para o Egito e Oriente Médio para serem mortos por sua carne, e está tentando expandir esse comércio. Não há leis nos países de destino para proteger os animais de extrema crueldade.

"Os produtores brasileiros de gado ficariam surpresos se soubessem da imensa dor e terror que seus animais sofrem em matadouros a milhares de quilômetros de suas fazendas," disse o diretor da Animals International, Luis Carlos Sarmiento.

"Nossa investigação descobriu que animais foram submetidos a métodos cruéis de manejo e abate que não seriam aceitos no Brasil, e violam padrões internacionais de bem-estar animal," acrescentou.

No Brasil, o gado é previamente insensibilizado no abate, de acordo com legislação de abate humanitário. No entanto, este não é o caso no Líbano, onde tentativas de conter animais em pânico levam rotineiramente a um tratamento brutal, com perfuração de olhos e torção da cauda. No Egito, bois foram esfaqueados na face, e tiveram tendões das pernas cortados para serem imobilizados no chão, para degola. Todos os animais exportados do Brasil sofrem abate doloroso e totalmente consciente.

"O Brasil exporta carne congelada para todos os países aos quais envia gado vivo, incluindo quantidade significativa para o Egito, onde a crueldade animal é sistêmica. É antiético e ilógico forçar animais a sofrer no comércio de exportação quando existe uma alternativa viável e economicamente mais vantajosa."

O Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, maior rede de defesa animal no Brasil, é contra a exportação de gado em pé, devido aos animais serem submetidos a condições extremamente precárias e cruéis.

"Além de suscetíveis a fome, sede, desconforto e estresse térmico durante o transporte, eles são abatidos de forma cruel ao chegar a países importadores no Oriente Médio" diz sua diretora de educação, Elizabeth MacGregor.

"Agradecemos imensamente a parceria com a Animals International, que trabalha há décadas com essa questão, e por expor o sofrimento de animais brasileiros exportados por via marítima. Esse tema ainda é desconhecido pela sociedade brasileira, sendo indispensável sua conscientização para que possamos exigir de autoridades, como o Ministério da Agricultura (MAPA), que tomem as devidas providências para acabar com essa crueldade".

A Animals International está exortando o governo do Brasil a:

  • Comprometer-se a eliminar completamente a exportação de animais vivos
  • Até essa exportação ser proibida, introduzir um sistema de regulamentação que torne os exportadores brasileiros legalmente responsáveis por assegurar que as cadeias de suprimentos às quais fornecem animais nos países importadores sigam padrões internacionais
  • Aplicar padrões de embarque e manutenção a bordo para proteger o bem-estar dos animais exportados, conforme exigido no Capítulo 7.2.3 das diretrizes da OIE sobre transporte marítimo de animais
  • Assegurar que um veterinário do governo acompanhe todos os embarques de gado para trajeto marítimo
  • Exigir relatório obrigatório de doenças/lesões e mortes de animais em navios, e a divulgação pública dessa informação
shadow

DOWNLOADS DE MÍDIA | Gravações e Imagens:
http://www.animalsaustralia-media.org/upload/photos/brasil-live-export/

CONTATOS DE MÍDIA:

  • Luis C. Sarmiento M. Animals International Diretor para América Latina | | +57 320 4884404
  • Lisa Chalk Animals Australia Director of Campaigns | | +61 488 006 478

shadow

Want to stay informed?

If you're keen to have your finger on the pulse of animal protection in Australia, we invite you to become an Animals Australia Insider. As an insider, we’ll send you time-sensitive press releases and other important announcements that we publish in between our scheduled e-updates.


Become an Animals Australia Insider
shadow


Love animals? Subscribe and help end animal abuse:
Like Animals Australia On Facebook
 
Make a difference for animals...

www.animalsaustralia.org